domingo, 21 de fevereiro de 2016

O primeiro escritório gastando pouco




Um Home Office precisa ser um espaço bem montado para que o profissional possa desempenhar bem suas funções, com conforto para receber seus clientes de forma organizada e funcional, independente do segmento.
Questões como o uso de cores, iluminação, ventilação e layouts podem variar de acordo com as atividades a serem exercidas, em se tratando de escritórios de advocacia a seriedade é primordial.
Quanto ao uso de cores, alguns tons são mais favoráveis para transmitirem a imagem necessária para determinadas áreas de atuação. Com toda formalidade da área jurídica, o uso dos tons de marrom e cinza trazem sensação de seriedade e firmeza, sendo boas opções. O uso do preto que é o símbolo máximo de elegância também é uma boa opção, mas com cautela, de preferência apenas em detalhes, sem o exagero, para que assim se evite tornar o ambiente mórbido ou/e com a sensação de pessimismo.
O contraste de cores também pode ser usado, neste caso, sendo favorável para destacar objetos e as formas do ambiente, favorecendo a criação de um espaço moderno, no entanto sem perder a sobriedade.
Os escritórios de advocacia já estão começando há ousar um pouco mais, com espaços mais modernos, sem deixar de transmitir a seriedade necessária.
Os usos de materiais recicláveis, bem tratados, podem contribuir economicamente e dar ao local um pouco de sustentabilidade, sem perder a elegância inerente ao mundo do judiciário. Tanto em prateleiras, como em nichos ou no tampão para mesa, podendo ser de MDF ou madeira maciça, que por sua vez pode ser de demolição, com bom acabamento podem dar um bom efeito, com o uso do bege e o branco. Os amadeirados deixam a decoração luxuosa.
Caixotes envernizados em tons marrons podem formar uma bela estante para armazenar os acervos de belos livros de civil, penal ou trabalhista, assim como, em salas de espera com rodinhas, como revisteiros, as caixas de madeira de vinho podendo ser usadas para criar uma estante com adornos decorativos, como a Deusa justiça ou a balança.
 A bandeja para abrigar xicaras ou taças para servir ao cliente um café, uma água, também pode ser feita da caixa de madeira de vinho, são detalhes decorativos para dar aconchego e uma boa impressão ao cliente.
Quanto à iluminação e à ventilação, se o seu escritório for em uma sala de edifícios comerciais, os layouts vão ser de acordo com as aberturas existentes, a ventilação e iluminação são relacionadas a este espaço já definido.
Quando esse projeto é construído em um espaço novo, será pensado de acordo com as informações levantadas, deve-se proceder ao estudo do terreno, para a orientação solar e ventilação, a fim de se ter o espaço mais favorável possível, sem esquecer-se da importância da fachada que mesmo pequena já fala muito, é a primeira impressão, é o “cartão de visita”, as iluminações direcionadas, um bom paisagismo, a escolha de materiais, revestimentos, uso de vidro, madeiras, combinados de forma a atrair a atenção de forma positiva.
Um bom espaço para o exercício da advocacia é aquele que acolhe clientes e advogados, inspirando confiança e bom entendimento entre as partes.




FRANCINE DE JESUS PESSANHA
Arquiteta




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavras ofensivas sujeitas a sanções jurídicas.